Páginas

sábado, 16 de junho de 2012

Mais informação sobre os projetos vencedores:

Foram ontem anunciados os vencedores do Norte School, em cerimónia que teve lugar no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Politécnico do Porto, na presença dos parceiros envolvidos na iniciativa e de professores e alunos que participaram no concurso.

Na categoria de Estudos & Planeamento, entre os três finalistas, foi selecionado o projeto "NortecoTrans”, desenvolvido pela turma do 10ºF da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves. O trabalho consistiu na formulação de uma proposta de rede de transportes alternativa à existente na região, capaz de garantir a sustentabilidade ambiental do Norte e a disponibilidade da rede em toda a extensão do território.

Já na categoria de Letras & Jornalismo, o projeto vencedor é da autoria da turma do 10ºH da Escola Secundária Soares Basto e designa-se "(R)Evolução”. Os alunos assumiram, neste trabalho, o objetivo de "despertar consciências” para a relevância da preservação e valorização dos recursos existentes como forma de promover a região. Focados em cinco domínios- Educação e Formação; Economia; Turismo; Ambiente e Cidadania –, procuraram conhecer de que forma o concelho de Oliveira de Azeméis poderia responder ao que pretendem encontrar no futuro, desenvolvendo um noticiário televisivo ficcional e um spot promocional para o concelho.

Por último, na categoria de Artes & Design, venceu o"Norte em Rede”. Este projeto, do 12ºJ da Escola Secundária Augusto Gomes, traduziu-se na criação de uma marca para a Região do Norte que conferisse à sua comunicação uma unidade e coerência com potencial de promoção do norte como um território em rede, "com sentido”. A marca proposta pelos alunos partiu de elementos identitários da região (Galo de Barcelos e o coração de Viana do Castelo) para, depois, desdobrar-se em submarcas condizentes com concelhos específicos do Norte.

O júri destacou, durante a cerimónia, a adesão à iniciativa e o entusiasmo demonstrado nos trabalhos, realçando o papel que os jovens estudantes deverão desempenhar no futuro sobre o qual se disponibilizaram para refletir no âmbito do Norte School. A iniciativa, promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), em parceria com a Direção Regional de Educação do Norte, o Jornal de Notícias, a Porto Editora, o Instituto Politécnico do Porto e a Fundação da Juventude, encerra, assim, a primeira edição.

Sem comentários:

Enviar um comentário